terça-feira, 25 de agosto de 2009

O PODER DA AMIZADE

Desde o momento que abrimos os olhos pela primeira vez começamos a assimilar e aprender as coisas.

A cada pessoa que conhecemos nós absorvemos informações e muitas das vezes de maneira inconsciente fazem coisas parecidas ou iguais a quem nos rodeia.

Uma das coisas que mais prezamos na vida são nossas amizades. Dificilmente encontramos pessoas que não valorizam seus amigos.

O livro de Provérbios (Bíblia) trás algumas reflexões sobre nossos relacionamentos com relação à amizade:

"O solitário busca o seu próprio interesse e insurge-se contra a verdadeira sabedoria." (Pv 18.1).

Aquele que é egoísta (egocêntrico) busca interesse apenas para si e não pensam no próximo antes de suas ações; e isso não é viver de maneira sábia.

"O olhar de amigo alegra ao coração; as boas-novas fortalecem até os ossos." (Pv 15.30).

Quem nunca se sentiu seguro e feliz ao lado de um amigo? Realmente boas amizades fortalecem o nosso interior.

Apesar de isso tudo ser verdade, às vezes temos o oposto, quando se trata "daquelas amizades". Por toda minha vida sempre ouvi: "Diga com quem andas e te direi quem és" e esse ditado tem um fundamento Bíblico, Salomão ainda em Provérbio escreveu: "Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau" (Pv 18.20), para falar a verdade eu nunca dei bola para isso não, mas quando eu descobri que é um ensinamento bíblico comecei a refletir sobre esse assunto.


O impacto que as amizades têm em nossas vidas são de fato importantes para a formação do nosso caráter, geralmente os nossos amigos são aqueles que nós julgamos ter os mesmos desejos que nós. A nossa conduta também é altamente influenciada pelas nossas amizades, como eu disse antes, isso ocorre muitas vezes de maneira inconsciente.É como se fosse um vitral pelo qual vemos a luz de maneira diferente. Em geral nossos amigos são quem nós pedimos conselhos, desabafamos, contamos segredos, buscamos orientação para tomada de decisões difíceis. O que não podemos deixar acontecer é que essas amizades transgridam os princípios que nos foi proposto: "Não te associes com o iracundo, nem ande com o homem colérico, para que não aprendas as suas veredas e, assim, enlaces a tua alma". (Pv 22. 24-25).

Nossas escolhas referentes a amizades são baseadas em afinidades, pessoas que tem muitas coisas em comum com agente e que tem, talvez, os mesmos outros amigos que nós. Mas esse não é que a Bíblia nos ensina, segundo ela nós devemos fazer nossas escolhas referentes a outros critérios: Lealdade (Pv 27.10; Pv 17.17), aconselhamento (Pv 27.9; Pv. 12.26) perdão (Pv 17.9), honestidade (Pv 27. 5-6), utilidade para o aperfeiçoamento (Pv 27.17) e reconhecimento de Limites (Pv 25.17; 26. 18-19). O Pastor Edson (Igreja presbiteriana do Cônego, Nova Friburgo-RJ) disse no retiro de carnaval de 2009 que "So amamos as pessoas de verdade quando sabemos o que lhe faz sofrer." E isso é verdade, como vc vai ser Leal a uma pessoa se você não a conhece direito? Vai aconselhar o que , se você não sabe o que se passa dentro dela?Como vai perdoá-la de verdade se você não sabe a dor que a falta de perdão trás para ela? Emfin não vou ficar procurando perguntas para cada critério.

Não estou dizendo que só devemos ter amigos cristãos, ou que sejam pessoas que que seguem as "regras" o que eu quero dizer é que devemos cada vez mais buscar a saúde de nossas amizades, assim como todo relacionamento, devemos ser guiados pelo "Manual de Instruções" que nos foi deixado e evitando a contaminação com tudo que é profano. A importância da amizade em nossas vidas vai muito além do que pessoas que tem algo em comum, ser amigo é andar junto, é compartilhar, é doar-se; mas sempre respeitando limites, os seus limites e os limites dos seus amigos. Amizade é fundamental para uma vida espiritual saudável!!!


José Leonan

3 comentários:

  1. Ninguém comentou.
    Espero que tenham pelo menos lido ^^

    ResponderExcluir
  2. Fala Leonan. Porque ninguém comentou,não quer dizer que não leram, EU LI. Por sinal o seu texto está muito bom, gostei muito dele, andei até elogiando com alguns. O seu foi o primeiro, e ainda não temos um grupo habituado a acessar e comentar. Pro seu consolo, os meus textos também não foram comentados, mas e daí. O importante é lerem.
    E vc leu os outros textos? Pois não tem comentário seu... se sua resposta for sim, vc vai ver que é possível ler, gostar e não comentar. Mas se a sua resposta for não, daí entendo melhor a sua decepção.
    Grande Abraço,
    Deus te abençoe!
    E não permita que o seu eu se angustie com coisas pequenas mas se fortaleça no Senhor.

    ResponderExcluir
  3. Wanderosn Balonecker Vieira11 de setembro de 2009 às 14:58

    Leonan eu também li seu texto sim... e desculpe-me por não o ter comentado antes... foi pura questão de esquecimento mesmo! Mas fique tranquilo não comentei não foi por não ter ficado bom... pelo contrário..ficou ótimo e eu mesmo comentei com algumas pessoas a respeito dele. Fica tranquilo, foi como o Iury mesmo disse, muitos não tem ese hábito. No meu texto mesmo, eu que fiz a maior propaganda pra maior galera a respeito, pedindo para comentarem. Não sei se este foi o seu caso. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir