quinta-feira, 20 de agosto de 2009

UM AMOR A PROVA DE ESCÂNDALOS!

Não há nada mais desestimulante para o cristão do que se deparar com notícias que falam de escândalos envolvendo igrejas e pessoas que se dizem cristãs. Toda vez que isso acontece aquele que é um cristão verdadeiro sente uma revolta muito grande, pois ao chegar ao trabalho, universidade ou simplesmente encontrar os amigos, não irá gostar nenhum pouco de ser identificado com aqueles que ocupam capas de revistas e noticiários envergonhando o evangelho de Cristo. Isso não significa que esses cristãos anônimos, que trabalham honestamente de sol a sol, se envergonham do evangelho, muito pelo contrário, pois apesar de serem acusados e serem alvo de piadas quase toda semana, eles continuam amando o evangelho da graça de Cristo.

Talvez você já tenha passado por uma situação como esta onde fizeram pouco caso de sua fé pelo fato de um indivíduo intitulado de evangélico, que não pertence a mesma igreja que a sua e nem mesmo mora na mesma cidade, ter mostrado no noticiário para todo o país como não se vive o evangelho. Nessas horas muitas perguntas bombardeiam nossa mente. Angústias se apoderam daqueles que amam a igreja e que não querem ver pessoas generalizando fatos isolados. Nesses momentos chegamos a olhar em volta para ver se encontramos alguém que compartilhe do mesmo sentimento, mas parece que tem sido tão comum esses escândalos que até esses amantes da igreja estão se escondendo em meio a tantas críticas, a final, “o amor de esfriará de quase todos”.

MUITA CALMA NESSA HORA! Em vez de parar e encontrar mais um motivo para aumentar sua angústia, pare para analisar o que a Bíblia tem a dizer sobre tudo isso.

Em primeiro lugar, esses fatos são um testemunho a respeito da soberania divina e da inspiração das Escrituras. Ainda que esses acontecimentos nos entristeçam, o próprio Senhor Jesus nos disse que é inevitável que venham os escândalos (Mt 18.7). O apóstolo Paulo disse que muitos no fim dos tempos apostatariam da fé. Portanto, nada do que acontece é surpresa para Deus. Ele não perdeu o controle pelo fato de algumas pessoas estarem explorando o seu nome. Pode ser surpresa para nós e até mesmo nos abalar, mas a soberania de Deus não é afetada em nada por esses escândalos. Deus continua sendo o Senhor da história. Isto só comprova que ele continua no controle do universo e que a Bíblia é a Palavra de Deus e nem mesmo um “i” ou um “til” do que está escrito deixará de se cumprir (Mt 5.18).

Em segundo lugar, é melhor ser surpreendido pelo escândalo do que promover o escândalo. No mesmo texto onde Jesus fala que é necessário que venham os escândalos ele deixa um “ai” registrado: “ai do homem pelo qual vem o escândalo”. Quero fazer uma pausa aqui para agradecer a Deus por você não ser um promotor de escândalos que tornam a vida mais difícil para pessoas que enfrentam acusações apenas pelo fato de amarem o Senhor Jesus de todo o coração. Ainda que esteja difícil de viver com a culpa de escândalos que não promoveu, pode estar certo que vai ser muito mais difícil para aqueles homens insensatos a quem o Senhor Jesus atribui um “ai”.

Outra consoladora verdade bíblica que quero apresentar diz que Deus tem preservado um povo que continua amando a igreja de Cristo. Se você está angustiado por causa dos escândalos, isso é um sinal de que você faz parte desses amantes da igreja. Mas lembre-se, você não está sozinho. Veja o texto de Mateus 24.12, neste texto costumamos atentar para a multiplicação da iniqüidade, mas gostaria que você atentasse para uma palavra muito importante, “quase”: “o amor se esfriará de quase todos”. Isso significa que alguns permanecem com a chama do amor acesa no coração, pois o Senhor preserva alguns amantes da igreja em meio a uma geração iníqua. O que pode estar acontecendo é que você esteja sofrendo do mesmo mal do profeta Elias, achando que ficou só enquanto o Senhor havia conservado sete mil pessoas que não se dobraram a Baal. Hoje, Deus manda você erguer os olhos para ver aqueles que também fazem parte da verdadeira igreja de Cristo que não pode ser destruída por escândalos e acusações baseadas em fatos isolados. Estes fiéis estão por aí, mais perto do que você imagina. Quem sabe estejam apenas sofrendo calados, procurando, assim como você, um companheiro de caminhada.

Oremos ao Senhor para que a chama do amor pela igreja de Cristo jamais se apague em nosso coração, para que em vez de promotores de escândalos sejamos eternos amantes da igreja de Cristo.

Wagner Barros Marques.

7 comentários:

  1. VAleu Waguinho.
    Manda notícias de vez em qdo. bjs
    Queila

    ResponderExcluir
  2. Isso aí cara, é difícil encontrar aqueles que amam a igreja quando ela se torna uma moda, como nos dias atuais, são nessas horas de escândalos que são provados a fé e o amor daqueles que se dizem cristãos.
    Deus te abençoe cara, abraço!

    ResponderExcluir
  3. Muuto bom mesmo! Deus continue a ti abençoar!

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Uma das maiores armadilhas do Diabo em nossos dias é formentar a separação, o divórcio, entre aquilo que cremos e a maneira como nós vivemos. Entre a fé e a prática. Entre o que vota o coração e o que praticam nossas mãos. O grande desafio desta década foi e está sendo o gerar de uma igreja que aprenda a viver, falar, andar e respirar de acordo com o que crê seu coração. que possamos ser essa igreja que não se deixa abater nem se abalar com o que vemos e ouvimos, tendo a nossa fé firmada na rocha eterna, o Senhor Jesus Cristo, que sempre nos conduz em triunfo. DEus te abençoe!!!!

    ResponderExcluir
  5. Quem ainda ñ conheceu pessoas q, quando chegam a lugares de sombra e olidão, revetem-se de forças e de esperança como de um manto? Quem? Elas podem ser até aprisionadas, mas levam consigo o seu tesouro. Ninguém pode separá-las dele. Poderão viver em um deserto, mas "o deserto e a terra se alegrarão: o ermo exultará e florescerá como o narciso". Certo? Então "toda flor,mesmo a mais bela, produz sombra, enquanto balança à LUZ DO SOL." Deus os abençoe.

    ResponderExcluir