sexta-feira, 18 de setembro de 2009

CRENTES EM PERIGO COM A SUA NATUREZA

Quem você é? Tem virtudes? E defeitos? Responder a essas perguntas é essencial para lidar com sua natureza. Às vezes temos uma percepção clara quanto aos outros, mas não quanto a nós.

Lutero falava sobre a tríade de inimigos que temos: o mundo, a carne e o diabo. Nós sabemos da existência desses inimigos, mas na realidade só valorizamos o diabo. Os maiores estragos que presenciamos em nossa vida não vem dele, vem da nossa própria natureza. E isto acontece por não a considerarmos como inimigo, como alguém contra quem devemos lutar, pelo contrário, às vezes até o valorizamos em demasia.

Se nós tivéssemos a noção real da natureza humana, teríamos posturas mais sensatas a nosso respeito e a respeitos dos outros, e assim desenvolveríamos uma vivência cristã mais saudável e produtiva.

O que nós precisamos saber nossa a natureza humana?

1–O QUE A BÍBLIA FALA SOBRE A NATUREZA HUMANA? Em Gn 1:17 – vemos que o homem foi criado com a essência de Deus, mas a queda contaminou a sua natureza. Depois da queda, o homem tornou-se escravo do pecado, seu desejo é mau, perverso e impuro, no seu coração está o veneno do pecado, e seus frutos agora são frutos do pecado. A contaminação afetou a natureza para o bem ou para o mal.

2–O QUE PRECISAMOS SABER A RESPEITO DE NÓS MESMOS? Davi mostra o nosso estado desde o nascimento (Sl 51:5). Jesus alerta para não confiarmos na carne, pois ela é fraca (Mt 26:41). Paulo reconhece os efeitos do pecado na vida do homem, afetando-o em toda a sua natureza (Rm 7:18-25), e afirma que uma vez em Cristo estamos em uma guerra e para esta não podemos estar desapercebidos (Gl 16-21).

3–COMO AGIR DIANTE DESSA REALIDADE? Para Paulo a única forma de lidar com nossa natureza caída é levá-la a Cristo, pois em Cristo temos vida (Rm 8:1-6). Precisamos tomar cuidado com nossas virtudes, pois elas podem nos levar à soberba, e Salomão diz que essa prediz a ruína (Pv 16:18). Evite julgamento alheio, pois nossa natureza está contaminada, e isso faz nosso julgamento temerário e incerto (Cl 2:18 e Tg 4:11-12). Invista naquilo que tem a ver com o Espírito, em atitudes coerentes e dependentes Dele, pois só assim os feitos da carne morrerão (Gl 5:16 e 22-23).

4– ESTRATEGIAS PARA VENCER ESSA GUERRA: Procure conhecer seu inimigo, ou seja, conheça a sua natureza. Use as armas espirituais: estas poderão fazê-lo agir contra a razão. Certifique-se sempre que sua natureza está dando sinal de estar morta, pois assim você estará sempre atento para quando ela tentar se manifestar. Lembre-se, a guerra só termina quando se morre.

Pr. Edson Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário