terça-feira, 8 de setembro de 2009

CRENTES EM RISCO COM A FÉ

Nos últimos estudos temos tido a intenção de provocar e incomodar a igreja naquilo que chamamos de área de conforto, questionando tópicos como Bíblia, igreja, e agora a fé. Com isso, nosso propósito é despertar os que estão acomodados, procurando fazê-los ver a importância da vida cristã e os risco que as vezes estamos correndo, bem como solidificar aqueles que estão no caminho.

Hoje nosso tema de estudo é : “crentes em risco com a fé”. A fé foi e será sempre um ponto de estudo para a igreja, pois o desvio no objeto da fé leva ao declínio da vida cristã. Lembre-se que a Reforma Protestante teve sua origem justamente na questão de fé. Hoje a igreja evangélica caminha dentro de um retrocesso no que se refere ao conhecimento e a vida de fé, por isso a fé põe em risco a vida do crente. O que precisamos observar?

1 – COMO A FÉ PODE SE TORNAR UM RISCO? Aqui é bom parar e pensar sobre estas questões, pois elas estão diante de nós todos os dias:1- Quando ao invés de aproximar ela afasta; 2 - Quando ela aponta para a direção errada; 3 - Quando ela se torna um fim em si mesma. Quando a fé é pontada para as “coisas” e não para Cristo, ela se torna um risco.

2 – O QUE É FÉ? Estas definições podem nos ajudar a perceber se temos ou não uma postura clara e bíblica sobre a fé. 1 - Dicionário: “Fé é a firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo seja verdade, pela absoluta confiança que depositamos neste algo ou alguém.” 2 - No popular: “Fé é um certo otimismo obstinado.”É não desanimar diante das situações. 3 - A Bíblia diz em Hebreus 11:1 “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem.” Mais abaixo veremos alguns aspectos que nos ajudarão a entender melhor esta relação fé e vida cristã.

3 – QUE PERIGOS ENVOLVEM A FÉ? Veja com atenção se você não tem sido alvo desses enganos: 1 – A fé na igreja – A igreja Católica ensina que ter fé é crer naquilo que a igreja ensina. Hoje nós estamos revivendo este conceito nas igrejas evangélicas, pois já não se ensina a conferir as coisas espirituais, mas a igreja é que determina como deve ser. Cuidado com o perigo de evangelizar usando a igreja como objeto da evangelização. Quando isso acontece, criamos adeptos de igreja e não servos do Senhor Jesus. 2 – A fé no líder - 1Co 3:4 Paulo adverte para este tipo de fé, que coloca o líder como representante de Deus, como aquele que tem a capacidade de representá-lo, de falar em nome dEle. O nome desse tipo de líder é: Papa. O sacerdócio universal de todos os crentes é um ponto da Reforma. 3 – A fé na fé – É depositar a fé naquilo que você crer, isto é o pensamento positivo no meio da igreja. É crer naquilo que se espera conseguir.

4 – QUAL A NATUREZA DA FÉ? Um crente precisa ter bem definido sua fé. Alguns aspectos precisam estar claros: 1 - A fé bíblica envolve tanto confiança como entrega da vida. (Sl 37:4); 2 – A fé bíblica aponta para Jesus como salvador. (At 16:30-31); 3 - A fé bíblica para Jesus como objeto da fé (Rm 1:17); 4 - A fé bíblica aponta para a Bíblia como Palavra de Deus (Tt 1:2) ; 5 - A fé bíblica é um presente de Deus (Ef 2:8).Que o Senhor nos firme na fé e nos livre dos perigos de uma fé aparente e deficiente.

Pr.Edson Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário