quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O VALE DE OSSOS SECOS


Ezequiel 37:2
"E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos"
Esses ossos citados no texto acima eram a ossada do exército de Israel, morto há muitos anos. Era uma visão dada por Deus ao profeta e era bem clara: a nação desapareceu e virou um monte de ossos secos, sem vida e sem esperança. Um punhado de ossos que, um dia fora um exército poderoso, que lutava pelos seus objetivos e pelo que criam. No trecho do texto citado acima, podemos perceber que Deus desperta o profeta com relação à sequidão na qual se encontravam os ossos naquele vale. "e me fez passar em volta deles..." houve a necessidade de uma "prova" ou "demonstração" da pura realidade. Muitas vezes vivemos uma situação sem nos apercebermos da gravidade a que se encontra simplesmente porque não nos atentamos para a mesma.

Mas, o que na verdade posso concluir ao imaginar essa situação? Concluo que aquele vale de ossos sem vida, sem articulações, ligações, tendões, todos misturados sem qualquer ordem, podem ser comparados conosco hoje. Surpreso? Aquela cena simplesmente retrata a nossa vida longe de Deus (NOS ATENTEMOS PARA ISSO!). Uma vida onde tudo o que tenho q fazer é apenas assistir, nunca me dispor (e isso quando assistir também já não virou um fardo). O que? Alguma semelhança? Cuidado! Isso pode não ser uma mera coincidência! Uma vida longe de Deus pode gerar desordem nos sentimentos, nos negócios, nos objetivos, na família, na moral, nas finanças... Não estou sendo drástico e nem generalizando, esta pode ser a realidade de sua vida e você ainda não se deu conta da gravidade da situação. O que estou dizendo não é que a culpa de seus problemas é de Deus. De forma alguma! O seu afastar de DEUS pode te causar problemas. Não quero dizer que seria uma forma de "castigo de Deus", também não. Jesus quando à beira do caminho sentiu fome, olhou para uma figueira e, ao vê-la seca, a amaldiçoou por não mais dar o seu fruto: "e, vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela; e, não tendo achado senão folhas, disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente." Mt 21:19


De forma bastante objetiva, Jesus simplesmente diz que temos que render frutos. De que serve uma figueira sem os seus frutos? Poderia se comparar a qualquer uma árvore que não tem a função de render frutos. Sendo árvore frutífera, seu diferencial são os frutos.
No vale de ossos secos, de que serve os ossos se não tem mais vida? De que servem, se não existe mais um corpo a sustentar? Pois é... isso retrata o fim dos recursos humanos...

Mas Deus diz ao profeta: "Filho do homem, você acha que esses ossos poderão voltar a viver?"... se essa pergunta fosse feita a você, qual seria a sua reposta?

O Senhor pediu ao profeta para que profetizasse sobre aquele vale de ossos e assim ele o fez. "Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR" (v4)
"Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis."(v5) "E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o SENHOR." (v6).

Deus tem o poder para nos libertar da sequidão a que pode se encontrar a nossa alma. "Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam." (v9).

Deus tem um plano para mim, querido, e para você também. Em meio às dificuldades podemos desanimar pelo caminho, mas não deixe que sua vida ou que sua igreja se transforme num vale de ossos secos. Não permita se tornar uma figueira sem os frutos. Deixe que Deus te transforme. Permita que Ele profetize sobre a sua vida e que tendões possam ser restaurados, peles renovadas e que as suas forças possam ser revigoradas.

Seja também como o profeta, confie no Senhor e em nome d'Ele profetize sobre a vida daqueles que você vê que possam estar se tornando junto com outros, um vale de ossos secos.

Que Deus te abençoe.
Wanderson Balonecker Vieira

8 comentários:

  1. Creio que este seja um tempo de despertar. Um tempo onde devamos buscar um renovo da parte de Deus para nossas vidas. A começar por mim.

    ResponderExcluir
  2. Oi Nando, parabéns pelo texto!
    Como vc mesmo já comentou, é hora de despertar!!!
    É possível que a nossa vida se seque, e quando estamos longe de Deus mesmo que não queiramos muitas outras áreas da nossa vida são atingidas.
    A minha oração é para que os leitores se vejam nessa mensagem, mesmo que não estejam exatamente "secos", mas que em ainda em muitos aspectos precisem do renovo do Senhor...
    Assim, todos que desejam ver a sua vida florescer e não se secar estão convidados a participarem do grupo de comunhão dos jovens.
    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Fala Nando.
    Cara você tocou num ponto essencial, podemos estar no meio dos ossos secos sem perceber que eles estão perto de nós e mais, podemos ser os próprios e não percebermos isso.
    Que o Senhor sopre sobre as nossas vidas para que não nos tornemos esse vale e possamos soprar sobre os ossos secos o amor do nosso Deus!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. E aí Nandinho, beleza?

    Lendo sua mensagem fiquei a imaginar todo o processo que ocorre até os ossos se secarem. A carne que havia nos ossos primeiro apodrece e depois os ossos vão secando; vc já imaginou o fedor que essa carne podre produz? e essa podridão afasta qualquer um . Quem gosta de sentir cheiro ruim? Mas quem está em Cristo tem o bom perfume Dele e tem o dever de perfumar qualquer ambiente que estiver. será que estamos perfumando o ambiente ou o tornando fétido?
    Bjs
    Stefanie

    ResponderExcluir
  5. po... ótima colocação té!!! Devemos exalar o bom perfume de Cristo! Podemos não estar ao ponoe de ossos totalmente secos mas podemos estar na beira da sequidão, na fase do "cheirar mal", ou mesmo mornos(a ponto de ser vomitados)... Que Deus derrame o Seu despertar sobre mim e sobre todos nós!

    ResponderExcluir
  6. Achoo que como no final ... qnd no final diz : '' ...assopra sobre esses mortos para que vivam .'' acho q hoje nós podemos e devemos ser como esse SOPRO.. e devemos nos pergunta.. : SObre a vida de quem tenho '' soprado '' vidaa ?? ou oq tenho feito.. para vida dos meus irmaos.. ? é tempo de ascender a chama do espiritoo Santoo.! Por mais q pareça anda sobre o vale de ossos secos.. DEUS tem um propositoo, e ELE nunca nos abandona.. Nandin..muitoo showw essa palavra..! fica com Deus irmaoo!

    ResponderExcluir
  7. Nando, parabéns pelo texto. Excelente! você conseguiu aborar um tema de forma simples, mas sem perder a profundidade e complexidade do tema.

    ResponderExcluir
  8. nando que Deus continue te usando como sopro de vida e que as suas palavras possam continuar vindo diretamente do ´ceu como estas e o que deseja seu irmao

    ResponderExcluir