quarta-feira, 14 de outubro de 2009

CONTROLE O SEU ESPÍRITO!


Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade. (Pv 16.32)

Ei, parece que essa afirmação está desconectada do que me foi ensinado a vida inteira! E você pode dizer: "Eu sempre quis ser um guerreiro; e ser paciente sempre me pareceu ser uma característica de um homem frouxo e covarde". Os homens produzem valores exatamente opostos aos valores de um verdadeiro homem. A paciência é para poucos, a intolerância e o agir precipitado é popular, todo mundo tem. A segunda parte do provérbio é ainda mais profundo: "...
mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade". Conquistar uma cidade não é para qualquer um; é necessário bravura e muita coragem. Porém, dominar o próprio espírito é arte divina, e só os que provam do divino conseguem praticar essa arte. Dominar o próprio espírito requer muita força, não é fácil lidar com o mal que habita em nós, com o egoísmo que esmaga os bons sentimentos, com os desejos impuros que invadem a mente e roubam a inocência, com a avareza que impede a ajuda ao necessitado e com as palavras arrasadoras que saem de nossos lábios. Pode aumentar a lista por sua conta. Fique à vontade!

Não se preocupe em investir no seu lado guerreiro e conquitador, pois a brutalidade e a ganância facilmente nos domina. Quer ser um verdadeiro homem? Invista na paciência e no domínio próprio.


Que Deus te conceda paciência e domínio próprio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário