sexta-feira, 2 de outubro de 2009

CRENTES EM RISCO COM O OUVIR

“Tornai-vos praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”

Todos os que têm acompanhado às quintas-feiras, estão tendo a oportunidade de serem alertados quanto aos RISCOS que correm todos os dias; e uma vez alertados consciente e espiritualmente, devem decidir conhecer mais e seguir de todo o coração somente o Evangelho de Jesus Cristo.

E nessa última quinta-feira falamos sobre o RISCO que o crente corre em ouvir a Palavra da Verdade, a Palavra de Deus. Tiago adverte: “Todo homem seja pronto para ouvir...” (Tg 1.19), porém o ouvir não está desconectado do agir; muito pelo contrário, quem ouve e não pratica, engana a si mesmo. Ouvir é aprender, e aprender é viver. Ouvir sem interesse em aprender e a colocar em prática é viver confuso e em dupla personalidade, pois que crise não é viver de forma diferente do que se “considera” ser a verdade e a vontade de Deus.

Vejamos, então, três riscos que corremos ao ouvir a Palavra de Deus:

1. O risco de ouvirmos e não crermos

Muitos ouvem a Palavra e não crêem. Corremos o risco de estarmos acostumados com a filosofia cristã, filosofia que fica somente nas idéias e não dinamiza a vida. Jesus disse: “Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas” (Jo 10.26). Muitos o ouviram dizer que ele era o Messias, mas só suas ovelhas creram. Você conhece as Escrituras? Sim? Que ótimo! Mas você crê nas Escrituras?


Você já ouviu do amor de Jesus? Só ouviu ou tem provado do amor de Jesus? Sem fé é impossível agradar a Deus, você não agrada a Deus porque vem aos cultos ouvir a sua Palavra, mas o agrada quando crê e pratica o que ouve.

2. O risco de ouvirmos e não colocarmos em prática

Ouvir é fácil, a grande questão é viver! Disse Jesus: quem só ouve as minhas palavras é insensato (Mt 7.26). De acordo com Tiago 1.19-27, praticar a Palavra é: 1) Retirar toda impureza e acumulo de maldade, essas coisas impermeabilizam o nosso coração tornando-o incapaz de acolher a palavra da verdade; 2) Refrear a língua, usar a comunicação para o mal é viver uma falsa fé; 3) Visitar os órfãos e as viúvas (necessitados), a verdadeira religião e medida pelo nosso relacionamento horizontal; 4) Guardar a si mesmo incontaminado do mundo, o mundo não é um lugar, o mundo é o coração não redimido. Reflita sobre essas práticas e veja se você é prudente ou insensato!

3. O risco de ouvirmos e não trabalharmos para que a Palavra cresça em nós em convicção e prática.


Paulo encoraja a Timóteo a ler as Escrituras, a exortar e a ensinar, e diz que essas coisas têm o poder de salvar (1Tm 4.13-16). Talvez você já não leia mais, não ouça exortações e nem se dispõe a aprender. Paulo ao escrever para a igreja em Filipos, diz: “desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor” (Fp 2.12), será que o temor e o tremor ainda estão presentes no desenvolvimento de sua salvação?

A Palavra de Deus não é pra ser ouvida apenas, mas para ser crida, obedecida e cultivada. Temos que encarnar a Palavra, Jesus tem que viver em nós e nós nele.

Que Deus nos abençoe e nos livre desses riscos.

Pastor Iury Guerhardt

Nenhum comentário:

Postar um comentário