sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Descanso + Alimentação2 = Força para Continuar

Quem já leu o livro dos Reis com certeza gostou e se entusiasmou com o capítulo 18 do primeiro livro, Elias enfrenta 850 profetas (1Rs 18.19) em um desafio para mostrar quem é o Grande Deus, depois que os 450 profetas de Baal tentam desesperadamente obter um sinal da existência e do poder de seu deus, Elias clama a Deus e este consome todo o holocausto, veja:
"caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego" (1Rs 18.38).

Porém, depois dessa vitória, Elias sente grande medo de Jezabel, pois Jezabel diz que vai matá-lo assim como ele matou os profetas de Baal (1Rs19.1-8). Para se salvar, Elias deixa o seu moço e vai para o deserto. O engraçado é que ele vai para o deserto para se salvar, mas quando chega lá ele deseja a morte. Que confusão existêncial, uma hora o profeta quer viver e outra hora deseja a morte! Depois de tudo o que aconteceu, Elias sentiu um grande vazio.

Isso já conteceu com você? Dizem que depois de grandes conquistas e trabalhos a exaustão pode ser tão grande que o desejo de desistir misteriosamente invade a nossa alma. Em dezembro já estamos exaustos, por isso é comum pensarmos em desistir de algumas coisas.

Depois que Elias pediu a morte, caiu no sono. Um anjo o acordou e lhe ordenou que comesse e bebesse, ele o fez e depois dormiu novamente. Aqui temos a reposição de energia, todos nós quando chegamos à exaustão precisamos repor nossas energias. Ninguém é de ferro e se fosse enferrujaria se não fizesse uma boa manutenção de vez enquando.

Elias foi acordado novamente e servido com mais pão e água com a explicação de que a jornada era longa. Elias recebeu força extra, boa alimentação para agüentar a longa caminhada de 40 dias.

Ao olhar para esse texto, tenho a esperança de que Deus se importa comigo e entende a minha limitação, e você pode ter a mesma certeza e esperança. Elias ao pedir a morte, Deus lhe concedeu vida, Deus lhe deu alimento. Deus é bom, esta é a razão dele não dizer sim para um monte de orações que fazemos e, como vemos, às vezes ele responde de forma exatamente contrária.

Posso ver também neste texto, que Deus deseja que eu continue. Ele não quer que eu desista. E por isso a melhor opção é descansar e me alimentar, a força extra Ele mesmo a dará.

O final e início de ano são para muitos a oportunidade de serem renovados, por isso busque nesses dias descanso e boa alimentação, e isso se aplica a todas as esferas, física, mental e espiritual. Pode ter certeza, depois do descanso você agüentará mais uma longa jornada de 365 dias.

Que Deus te abençoe!

Pastor Iury.

Nenhum comentário:

Postar um comentário