quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A LIDERANÇA E O SENSO DA RESPONSABILIDADE

Domingo: 2 Coríntios 11.28-30
Segunda: Neemias 1.1-11
Terça: Neemias 2.1-10
Quarta: Neemias 2.11-20
Quinta: Neemias 4.1-23
Sexta: Neemias 5.1-19
Sábado: Neemias 6.1-19; 7.1-4
Depois de falarmos sobre as qualificações que referendam o líder na igreja é importante pensarmos sobre o que faz o líder permanecer no desenvolvimento de seu ministério. Ser líder é um privilégio, mas não é fácil. Liderar envolve desafios de natureza espiritual, emocional, física, financeira, etc. Diante de tantos desafios, o que faz o líder enfrentá-los e não negligenciar o seu chamado? Quando pensamos nas qualificações bíblicas do líder pensamos sobre o compromisso no desempenho da função; um líder compromissado, apesar das dificuldades, não deixa de exercer sua função, isto porque existe o chamado senso da responsabilidade. O líder responsável é aquele que apesar dos desafios diz como o apóstolo Paulo “enfrento diariamente uma pressão interior, a saber, a minha preocupação com todas as igrejas” (2 Co 11.28 – NVI). A versão revista e atualizada diz que há um peso diário sobre o apóstolo, poderíamos chamar este peso de responsabilidade que acompanha todo líder na igreja.
A vida de Neemias mostra que o senso da responsabilidade o impulsionou a enfrentar desafios diversos em favor do povo de Deus. O que leva um líder a dar um passo à frente diante os desafios é um forte senso de responsabilidade dada pelo próprio Deus. Ao ouvir o relatório feito por seu irmão sobre Jerusalém, Neemias ficou desolado. Depois de chorar por vários dias ele é compelido a orar por Jerusalém, e nessa oração, podemos perceber o senso de responsabilidade que possuía: 1) Ao fazer confissão dos pecados de Israel, ele se inclui entre os pecadores: “que temos cometido contra ti; pois eu e a casa de meu pai temos pecado.” (Ne 1.6-7). Neemias, mesmo não estando em Jerusalém, também se acha responsável pela situação espiritual de Israel. 2) Ao expressar o desejo de que Deus o permitisse fazer algo em favor de Jerusalém concedendo-lhe a compreensão e autorização do rei da Pérsia: “concede que seja bem sucedido hoje o teu servo, e dá-lhe mercê perante este homem.” (Ne 1.11).
Naquele tempo ter qualquer sentimento que não fosse de alegria diante do da Pérsia era uma ofensa punida com a morte (Ne 2.1-2). Mesmo assim ele se sente motivado a falar com o rei sobre o estado de Jerusalém. Por que? Porque ele sentia um grande senso de responsabilidade pela cidade e pelo povo de Jerusalém. Isto é o que acontece com os líderes piedosos, eles não precisam sair a procura de algo que lhes toque o coração, pois a responsabilidade os impulsiona (). Vejamos como o peso ou senso da responsabilidade trabalha na vida dos líderes:
I – A RESPONSABILIDADE PURIFICA OS MOTIVOS.
A responsabilidade leva ao desejo de fazer alguma coisa benéfica. Quando uma pessoa é responsável é muito difícil ser ao mesmo tempo egoísta. O senso de responsabilidade era tão forte em Neemias que ele é capaz de abrir mão de uma posição confortável na corte: “Nesse tempo eu era copeiro do rei” (Ne 1.11). Neemias tinha uma boa posição na luxuosa corte do rei, viajar centenas de quilômetros para uma cidade arruinada somente traria sacrifícios em vez de vantagens pessoais.
O sendo de responsabilidade purifica a motivação do líder cristão, ele passa a trabalhar não motivado pelo bem próprio, mas sim pelo bem da comunidade. “Líderes” irresponsáveis muitas vezes até fazem, mas estão sendo motivados pelo benefício próprio.
II – A RESPOSNSABILIDADE CULTIVA A PERSISTÊNCIA
Como já foi dito, liderança na igreja liderança na igreja é um privilégio (1 Tm 3.1), mas não é fácil! Não é por acaso que o apóstolo Paulo fala de sua carreira como sendo um combate onde é necessário a perseverança para completa-la (2 Tm 4.7). No exercício da liderança se você não for persistente, é muito provável que saia da corrida antes do fim. Neemias enfrentou diversos desafios em sua empreitada (zombaria Ne 4.1-6; conspiração Ne 4.7-23; mas o mesmo senso de responsabilidade que o levou a comparecer diante do rei e a deixar sua posição de conforto para ir a Jerusalém o impulsionou a perseverar diante de problemas como zombaria (Ne 4.1-6), conspiração (Ne 4.7-23), calúnia (Ne 6.5-9), traição (Ne 6.10-14) e outros.
O senso de responsabilidade cultiva a persistência do líder cristão. A responsabilidade acaba falando mais alto do que o desejo de se proteger dos desafios. É por isso que mesmo em meio a angustia e lágrimas muitos líderes ainda assim perseveram não desistindo do chamado de Deus para eles. O que leva a persistência é a responsabilidade e não o sentimento romântico e idealista que descarta as dificuldades.
III – A RESPONSABILIDADE SOLIDIFICA AS PRIORIDADES.
Inúmeras atividades importantes clamam pela atenção de um líder, contudo, uma necessidade não é necessariamente uma prioridade ligada ao chamado do líder. A o senso de responsabilidade ajuda o líder a entender que deve assumir uma tarefa específica. O senso de responsabilidade levou Neemias a dar prioridade a sua tarefa como líder. Quando Neemias recebe um convite para um encontro supostamente amigável, sua resposta manifesta sua responsabilidade e prioridade como líder naquele momento: “estou executando um grande projeto e não posso descer. Por que parar a obra para ir encontrar-me com vocês?” (Ne 6.3-4). Por quatro vezes tentaram fazer Neemias deixar o que era prioridade de lado, por quatro vezes ele deu a mesma resposta.
O sendo de responsabilidade solidifica as prioridades do líder cristão. Um líder responsável entende que não pode se distrair, seu chamado envolve estabelecer prioridades que têm a ver com o chamado de Deus. Um líder responsável não abre mão do que é prioridade, mesmo que outras opções aparentem ser mais agradáveis e preciosas. O apóstolo Paulo é um exemplo de líder responsável com prioridades sólidas: “...em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus...” (At 20.24).

Como vimos o senso de responsabilidade na vida do líder purifica os motivos, cultiva a persistência e solidifica prioridades. Mas tem mais uma coisa que esta responsabilidade trouxe à vida de Neemias e também traz a vida de todo líder cristão; a certeza de que ao não fugir das responsabilidades inerentes a liderança – “nós, seus servos, nos disporemos e reedificaremos” – é inevitável que O Deus dos céus dê bom êxito ao seu povo (Ne 2.10). O líder tem um senso de responsabilidade, mas O Grande responsável pelo bom êxito da obra é O Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário