segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Estradas da Vida

"Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram."
[Mt 7:14]

Alguns jovens devem se lembrar de quando fizemos a caminhada para descer a serra (Nova Friburgo – Cachoeiras de Macacu). Percebam, que lá no começo da trilha, o caminho foi muito estreito e tinham muitos obstáculos. Todos estavam juntos, unidos num só propósito. Logo depois, com a continuidade da caminhada, os obstáculos aumentaram, o caminho ficou mais rochoso e tivemos que passar por muitas pedras soltas que deslizavam, tentando (ou em alguns casos conseguindo) nos derrubar. Porém estávamos firmes!

Ao final, quando a estrada foi se alargando (onde começam as casas, e já passam carros na pista), o grupo já não estava tão unido. Havia distancia entre alguns integrantes. O cansaço já havia atingido a todos. Naquela parte do caminho já não precisávamos tanto um do outro para seguir o caminho.

Até que chegamos ao asfalto. Um caminho ainda mais simples de percorrer. E a facilidade aumentou ainda mais quando entramos no ônibus, e pegamos uma “carona”... uma espécie de bengala para seguirmos viajem. A partir deste ponto, onde as coisas ficaram tão fáceis, o grupo foi se dispersando e alguns começaram a ficar pelo caminho e tomar rumos diferentes. Até que nos minutos finais, a estrada para muitos terminou no centro da cidade. Terminou com calçadas lisas, sendo levado pela multidão, e com uma infinidade de vitrines oferecendo ainda mais conforto para a caminhada da vida.

Onde quero chegar com tudo isso? Percebam, que o inimigo está ao nosso redor, querendo que esta realidade se faça real também na vida espiritual dos jovens, pois com certeza ele não está feliz com esta união que se faz presente entre nós. Com o grupo de comunhão, com os encontros, retiros, etc. Não só isso, mas quando também não damos a devida atenção à nossa natureza humana, aos desejos do nosso coração e nos deixamos levar pelo caminho mais largo e confortável de se viver.

A Bíblia fala que o caminho com Cristo, seria um caminho estreito, difícil de caminhar e que haveria muitos espinhos. Por isso também que chega a dizer que melhor é serem 2 do que 1, pois quando 1 cair, terá o outro para o ajudar a se levantar. Se fosse fácil, não precisaríamos de ajuda, nem união para prosseguirmos.

Por isso, se você é alguém que está vivendo uma vida “fácil” e isolada dos outros, achando que não precisa de nada e nem de ninguém, veja se o caminho que você está percorrendo não está largo demais, e volte-se para Cristo. Atenda ao desejo dele para a sua vida: diga “não” aos desejos carnais, busque conhecer mais a Deus por intermédio da Bíblia, ame mais às pessoas, esteja mais unido aos irmãos em Cristo, ajude mais no Reino de Deus. Agindo assim, repare que automaticamente o seu caminho vai ficar mais estreito. Mas vale a pena!

Se você não tiver problemas para resolver, ajude o seu próximo se ele os tiver, chore com ele e o ame na hora da angústia. Sim, o caminho será mais difícil, porém essa caminhada termina em um paraíso com ruas de ouro; onde não haverá mais choro, nem tristeza e nem angustia.

Que o Senhor seja o nosso alicerce para caminhar.

Um comentário:

  1. Talvez esteja na hora de marcarmos mais uma boa caminhada para revivermos essa ilustração e aplicá-la em nossa vida espiritual.

    Deus te abençoe, Paulo Renan!

    ResponderExcluir