quinta-feira, 24 de setembro de 2009

SOU ADOTADO E VOCÊ?

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade [...] Nele fomos também escolhidos tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade.
Efésios 1.3-5,11.

Hoje eu e minha esposa lemos o capítulo 1 de Efésios, meditamos nele e oramos. Gostaria de compartilhar esses versículos acima com um pequeno comentário.
As bênçãos espirituais a que Paulo se refere não têm mistério e nem misticismo. A explicação vem no versículo seguinte que diz que fomos escolhidos antes da criação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis na presença de Deus. Porém, essa santidade e perfeição não são conquistados por esforço humano mas pela operação do Espírito Santo que aplica em nós por intermédio da fé a redenção que nos santifica, a redenção conquistada pelo sangue de Jesus Cristo.
O próximo versículo ainda nos fala de bênçãos espirituais: fomos predestinados para sermos filhos adotivos de Deus, e isso também é por meio de Jesus, sempre por Jesus. E o último versículo fala da soberania de Deus, quando é dito que ele faz todas as coisas de acordo com o propósito de sua vontade. Certamente, isso inclui a nossa salvação.
Mas as expressões "eleitos", "predestinados" e "escolhidos" são motivo de grande discórdia e dúvida entre os cristãos. Digo que esses termos não são para serem compreendidos pelo o homem, mas são assuntos de Deus. O que sei, é que sou filho de Deus e todos os que crêem em Jesus como Salvador também o são, isso já é suficiente para eu buscá-lo e anunciá-lo mais.

Que Deus abençoe o seu povo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário