terça-feira, 5 de outubro de 2010

DISCIPLINAR: UMA ATITUDE DE AMOR DE PAI

Vendo na disciplina uma prova de amor! Este é o tema a ser estudado durante este mês. Vejamos as razões para estudarmos sobre este tema: 1) Corrigir o conceito de que a disciplina é um tema negativo: o disciplinar não significa determinar castigos e punições movidas pelo ódio. É verdade que a criança quando vê os pais com os rostos fechados, antes mesmo de receber a disciplina estão chorando, pois a princípio ninguém gosta de ser disciplinado, mas como diz o escritor aos Hebreus a disciplina apenas parece ser motivo de tristeza (Hb 12.11). A disciplina na Bíblia é formativa em vez de vingativa, portanto trata-se de um assunto positivo em vez de negativo. 2)Nenhum crente é um projeto perfeito e concluído: Todos nós precisamos ser inspirados, nutridos e curados. O crente não pode presumir que já é tão justo como deveria ser, como se Deus já houvesse acabado a obra em sua vida (Fp 1.6). O filósofo Sócrates declarava que a vida indisciplinada não é digna de ser vivida.
Diante estes fatos pode-se concluir que a disciplina é um assunto que versa sobre o amor. Disciplinar não é querer o mal de alguém, é querer o bem. Por isso, que a primeira lição desta série vem dizer que a disciplina é uma atitude de amor de Pai! A disciplina é manifestação de amor!
I – DEUS DISCIPLINA PORQUE DEUS É AMOR
No Novo Testamento, a palavra grega usada para disciplina inclui tanto a ideia de instrução e orientação como também o sentido de treinamento de crianças através de modos de punição a fim de levar à conduta correta. Disciplinar significa criar, educar, instruir ou punir para um viver correto. No grego a base da palavra disciplina tem a ideia de um pai que orienta seus filhos motivados pelo amor. Os atos disciplinadores de um bom pai sempre são motivados pelo interesse de ver seus filhos vivendo retamente.
É impossível desassociar a disciplina do amor. É impensável um pai que ama de verdade não repreender seu filho por tentar colocar o dedo na tomada, subir no parapeito da sacada, querer beber produto de limpeza. Nestes casos repreender é prova de amor e não de falta de amor. Quem repreende para o bem ama de fato. Quem ama quer ver o crescimento, a maturidade, a alegria da pessoa amada, por isso repreende quando necessário. “Deus é amor”, por isso ele disciplina, pois quem ama de verdade não pode ficar passivo quando a pessoa amada corre perigo. Quando você corre perigo o amor de Deus por você O impulsiona a fazer algo para o seu bem. Se Deus não disciplinasse você quando o seu dedo estivesse perto das tomadas da vida que podem te matar, quando estivesse para beber os venenos coloridos deste mundo , quando estivesse subindo nos parapeitos da existência humana ou mesmo quando você não quisesse fazer os deveres de casa que são essenciais para o crescimento, Ele não seria amor. Sem exercer a disciplina Deus não pode ser amor, sem a disciplina Deus não pode ser Pai! É por isso que escritor aos hebreus afirma que “O Senhor disciplina a quem ama” (Hb 12.6 – NVI).
II – A DISCIPLINA É UM CERTIFICADO DE FILIAÇÃO DIVINA
Repare nas palavras que o escritor aos Hebreus usa para se referir aos que recebem a disciplina. Ele procura negar todo aspecto destrutivo. Ele se refere ao provérbio de Salomão como sendo uma “palavra de ânimo” – exortação (Hb 12.5 - NVI). Preste atenção nas afirmações: “castiga todo aquele a quem aceita como filho” (NVI); “Deus vos trata como filhos”; “qual o filho que não é disciplinado por seu pai?” (NVI); “Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas sim ilegítimos” (NVI).
Diante estas afirmações o crente deve ficar preocupado pela falta da disciplina em sua vida e não pela presença dela. Se você é disciplinado é porque é filho. Assim como não pode existir amor de pai sem disciplina, não pode existir filho legítimo sem disciplina. Já que a disciplina é certificado de filiação a postura ao recebê-la deveria ser: 1) Não menosprezar (Hb 12.5): Ao menosprezar a disciplina estaríamos menosprezando o amor de Deus e nossa posição como filhos. 2) Não se magoe (Hb 12.5): Não deixe se abater por ela, mas aprenda com ela. Ainda que de princípio não pareça motivo de alegria é um privilégio, pois ser disciplinado significa ser tratado como filho e não como bastardo (Hb 12.8).
III – A DISCIPLINA QUE NÃO VISA A CORREÇÃO E A CURA NÃO VEM DO PAI
A “disciplina” aplicada por motivo de ódio é perseguição que gera morte e não disciplina bíblica movida pelo amor que gera vida. “Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos de sua santidade” (Hb 12.10 – NVI). Disciplina movida por vingança, ira ou ódio é diabólica e foge totalmente do princípio da manifestação do amor. Deus nos disciplina não para se vingar de nós ou fazer com que nossos pecados sejam perdoados; isso é penitência e não disciplina bíblica. Nossos pecados já foram pagos na cruz, somos disciplinados para a o aperfeiçoamento e santificação, porque em seu amor que seus filhos participem de sua vida e sejam moldados a imagem de seu Filho. Até mesmo quando Paulo entrega o infrator a Satanás, o objetivo era aperfeiçoar a alma (1 Co 5.5). Toda disciplina aplicada ou percebida sem este princípio não procede do amor de Deus.

Domingo: Hebreus 12.1-13
Segunda: Deuteronômio 8.1-10
Terça: Deuteronômio 11.1-2
Quarta: Provérbios 3.11-12
Quinta: Provérbios 13.24
Sexta: 1 Coríntios 5.1-6
Sábado: 2 Coríntios 2.5-11

Nenhum comentário:

Postar um comentário