quarta-feira, 27 de outubro de 2010

DISCIPLINA: UM MINISTÉRIO A SER APRENDIDO E DESENVOLVIDO

Quando o assunto é disciplina, é comum se perceber o pecado do excesso ou da escassez. Isso se deve ao fato de muitas vezes reproduzirmos aquilo que vimos ou recebemos em matéria de disciplina, e também de acharmos que pelo fato de termos crescido, já estava implícito no crescimento a capacidade de disciplinar. Esse tipo de mentalidade tem trazido serias conseqüências na vida das pessoas quando o assunto envolve ministração de disciplina, por isso a importância de se falar sobre essa pratica, de se rever conceitos e de se propor a aprender como fazê-lo.
Timóteo está enfrentado algumas dificuldades na igreja em relação a algumas atitudes de crentes que tem se desviado da verdade e que necessitam ser admoestados quanto ao viver como cristão. Paulo orienta ao jovem pastor Timóteo que há a necessidade de correção na igreja, que ele não pode abrir mão da verdade e da Palavra de Deus, que correção a principio pode trazer conflito e indisposição, mas ela precisa ser feita. A essa correção chamamos de disciplina, e é possível aprender com Paulo quando este orienta a Timóteo sobre o como aplicá-la. Vejamos alguns princípios básicos:
1 – PRECISA SER APLICADA COM TEMOR A DEUS
A disciplina prepõe o desejo de que o faltoso reconheça o seu erro e volte para Deus. O erro vai ser sempre um erro, mas o faltoso pode se consertar e ser restaurado, por isso não podemos confundir a falta com o faltoso. Alguém já afirmou que precisamos ter o cuidado para não jogar fora a água da bacia em que se deu o banho no bebê com ele dentro.
Por isso a importância da recomendação de Paulo de que se tenha consciência pois nessa obra, estamos lidando com as coisas de Deus, sendo assim é preciso temor ao tomar decisões. Paulo diz: “Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus...”, ou seja, tome decisões com firmeza, mas o faça com temor e na presença de Deus.
2 – A DISCIPLINA PRECISA TER A PALAVRA COMO BASE
Nossa Confissão de Fé apresenta a Bíblia como nossa única regra de fé e de pratica, nosso referencial para nos conduzir em tudo em nossa vida. Ainda que essa seja uma verdade inalienável, ainda assim muitos tem usado da Bíblia para fazer aquilo que eles acham ser correto, e a historia nos deixou ver isso acontecer e ainda hoje acontece.
Paulo orienta Timóteo a ter sempre a palavra de Deus como mestra na aplicação da correção, pois só ela está apta desempenhar tal função. Nesse caso torna-se necessário o temor, para que não se busque nela o respaldo para fazer o que é do desejo do homem e não de Deus.
3 – A DISCIPLINA PRECISA RELACIONAR EXORTAÇÃO E LONGANIMIDADE
Esse é sem duvida um ponto determinante no uso da disciplina, pois não há como se corrigir uma falta sem uma exortação, sem um apelo ao conserto, mas ao mesmo tempo isso não pode ser feito com agressividade e desrespeito, pois o fim ultimo é a restauração.
Por isso fala orienta a Timóteo para que ele aprenda a relacionar a exortação com a longanimidade, com a compreensão de que, ainda que tenha havido um falta, e que esta sempre causa algum desconforto, ainda assim é preciso ter em mente que o fim ultimo será sempre a restauração e não a condenação do faltoso.
4 – A DISCIPLINA ENCONTRARÁ SEMPRE SUAS REAÇÕES
Já estudamos baseados na carta aos Hebreus que, toda disciplina a principio possa ser motivo de tristeza, mas depois ela produz um fruto pacifico. Com isso em mente, Paulo orienta a Timóteo a não se deixar abalar pelas reações contrarias ao aplicar a disciplina, pois o desejo de fazer o que se quer, e ouvir somente aquilo que satisfaz estará sempre presente na natureza humana, mas o nosso compromisso é com a verdade e com a Palavra de Deus.
5 – A DISCIPLINA É UM MINISTERIO DE PERSEVERANÇA
Paulo pede a Timóteo sobriedade e capacidade para suportar as aflições, e isso é claro tem um propósito, que vai fazer com que Timoteo não desistisse do ministério em virtude das lutas que nela se apresentam. Ao tomar a iniciativa de corrigir erros, o peso do trabalho aumenta, mas isso não pode interferir no trabalho em si.
Ao colocar em pratica o exercício da disciplina, é preciso manter firme a decisão de que, o que tem mente é o fim ultimo que é a restauração do faltoso e acima de tudo a pureza do evangelho.
Que o Senhor nos abençoe no aprendizado e o desenvolvimento do exercício da disciplina, para que as pessoas não sofram pelo abuso da mesma e a igreja pela falta dela.

Leitura Semanal:Dom 2Tm 4:1-5 Seg 2Tm 3:1-17 Ter 2Tm 2:1-26 Qua Mt 18:15-20 Qui Hb 5:11-14 Sex Hb 6:4-8 Sab 1Pe 4:12-19

Nenhum comentário:

Postar um comentário