sexta-feira, 9 de julho de 2010

REENCONTRANDO O ELO PERDIDO


Nos dois últimos meses estudamos sobre a essência do Evangelho e as evidencias da conversão tendo em vista um viver saudável como igreja. Nesse mês estudaremos sobre a vivência da igreja frente à missão que a ela foi confiada pelo Senhor Jesus. Antes de considerarmos qualquer outro aspecto do assunto, vale a pena propor um questionamento: Qual a finalidade da igreja? Para que ela foi chamada? Como não perder a visão na caminhada? Se conseguirmos responder a essas perguntas de forma critica, é possível caminhar na direção de reencontrar o elo perdido.
Vivemos em um mundo que propõe transformações rápidas, estamos em constante movimento, somos cobrados de todos os lados e em todos os aspectos a apresentar soluções e propostas inovadoras, pois temos um publico que exige sempre inovações e modernidades. Esse estilo de vida também chegou à igreja, há uma cobrança de ter sempre algo novo para apresentar, um desejo de ter sempre uma visão nova, e o que se percebe é um distanciamento da missão proposta por Jesus para ela, transformando-a em uma instituição e não em um corpo para abençoar o mundo.
O que seria importante considerar tendo em vista responder as perguntas acima? Vale a pena ressaltar que quando se fala em missão da igreja, tem-se em vista a vivencia do crente em toda a esfera de sua vida e não somente quando desenvolve algum trabalho relacionado com missão. Missão se faz todo dia, em todo lugar, em tudo que se faz.
1 – A IGREJA NASCE COM UMA MISSAO
Nada de novo em citar as palavras de Jesus em Mateus 28:19 quando disse: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações...ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado” . A diretriz de Jesus para a missão da igreja é: ir, fazer e ensinar. Essas palavras são direcionadas para pessoas, para indivíduos e não para instituições, e expressam uma compreensão mais enfática se recebermos como uma missão de vida, é para o dia a dia, e então seria: indo, fazendo e ensinando. Não é convite, é ordem!
2 – SEU MODELO É A MISSAO DE JESUS
A palavra MISSÃO significa: “atividade divina que emerge da própria natureza de Deus”. Na Bíblia Deus sempre é visto desempenhando essa tarefa, pois enviou os profetas a Israel, enviou Jesus ao mundo, enviou os apóstolos, enviou a igreja e enviou o Espírito Santo à igreja.
Em João 17:4-6 em sua oração sacerdotal, Jesus enfatiza sua missão de glorificar o Pai ao consumar a obra que veio cumprir, e essa era manifestar o nome do Pai aos homens que estavam no mundo. Já no verso 18 Jesus expande a compreensão da missão dizendo que a missão tem continuidade, pois esses que ouviram a mensagem agora devem prosseguir com a tarefa de levar a palavra aos homens.
3 - UMA MISSÃO VIVIDA NO MUNDO
No próprio verso 18 Jesus diz que foi enviado pelo Pai ao mundo, e que envia também os seus ao mundo. A missão é desenvolvida no mundo, é se identificando com as pessoas assim como Ele se identificou conosco. A proposta de missão envolve relacionamento com as pessoas, é partilhar dos seus problemas, das suas aflições, é conversa, tem contato físico, tem afinidade. Ao se institucionalizar, a igreja desenvolveu um outro modelo de missão, o de falar a distancia, de gritar o evangelho, não se envolvendo com as pessoas. Esse modelo descaracteriza o evangelho e ignora o modelo de Deus, que envolve encarnação, contato com gente, envolvimento.
4 – SUA MISSÃO É SERVIR
Em diversos momentos Jesus mostra o caráter de sua missão, que envolvia o serviço. Em Marcos 10:45 ele diz: “Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”, em João 13:14 afirma: “Ora, se eu sendo Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros”. Na caminhar e no contato com as pessoas Jesus mostra que servir é a maneira de Deus fazer missão, é assistindo ao próximo, indo ao encontro dele e não apenas esperando que ele venho pedir alguma coisa. Foi assim que Ele fez conosco e nós não podemos estabelecer outra maneira de desempenhar essa missão.
Para encerrarmos esse primeiro estudo, algumas perguntas precisam ser respondidas: O que nos impede de desempenhar essa missão? O que nos falta? O conhecimento nós temos, então porque não o fazemos? Creio que a resposta passa por João 3:16.

Leitura devocional: Dom: Lucas 5:1-11 2ª feira: Mateus 21:28:32
3ª feira: Jonas 1:1-17 4ª feira: Isaías 6:1-8 5ª feira: Mateus 20:1-16 6ª feira: Lucas 10:1-12 Sab: Atos 8:26-40

Nenhum comentário:

Postar um comentário