terça-feira, 3 de agosto de 2010

DISCIPULAR: UMA MARCA DA IGREJA

Este mês vamos estudar um assunto de suma importância na vida da igreja que é o discipulado. Por ser assim, é importante que os professores assumam um compromisso maior de oração ao ministrarem as lições, pois ao se falar tanto em determinados assuntos de forma rotineira no dia a dia da igreja, eles acabam por perder sua força e produtividade, o que tem levado a igreja ao formalismo e ao fracasso em sua ação no mundo. Discipulado é um assunto sério, urgente, necessário e essencial na vida da igreja, e o descuido nessa área tem feito da igreja um ajuntamento de pessoas sem expressão e testemunho frutífero no mundo. Nós não precisamos de mais projetos, de mais cultos, de mais atividades, precisamos de crentes que tenham a Jesus como seu modelo e assim sejam discípulos de Jesus.

1 – DISCIPULAR: UMA ORDEM DE JESUS
As ultimas palavras de Jesus aos discípulos estão registradas em Mateus 28:18-20, assunto estudado durante o mês de julho versando o ministério da igreja indo, fazendo, ensinando. Além do ir, a ordem de Jesus é bem clara e específica, que é a de fazer discípulos.
O que Jesus estava propondo aos discípulos e por conseqüência à igreja, é que seguissem seu modelo de realizar a missão confiada pelo Pai, que continha o anuncio do evangelho mas também a preparação de pessoas para desenvolverem o ministério de cristãos.
Olhando para o ministério de Jesus percebemos que a tarefa de discipular tem algumas características básicas: 1ª – não pode ter muita gente; 2ª – leva tempo; 3ª – tem que ter convívio e 4ª – se aprende com as situações do dia a dia. Falaremos mais sobre esse assunto nas demais lições, mas é importante refletir sobre os novos e ineficazes modelos que temos usado em nossos dias.
2 – DISCIPULAR: UMA NECESSIDADE URGENTE
Um dos grandes obstáculos que o evangelho enfrenta e que acaba por paralisá-lo ou mesmo enfraquecê-lo é a infantilidade da igreja. Paulo se referiu a esse grave problema quando escreveu à igreja de Corinto (1Co 3:1-9), alertando na carta as lutas que a igreja enfrenta quando os crentes não amadurecem na fé. Em Hebreus 5:11-14 se faz referencia a uma tragédia que é visível na vida da igreja, onde se levanta a questão de que, tempo de igreja não é o mesmo que amadurecimento.
Todas essas questões estão relacionadas com o mesmo problema: falha no discipulado. Quando há falha no processo de discipulado mais cedo ou mais tarde as dificuldades aparecem, e o que acaba acarretando uma serie de problemas na igreja. Hoje não precisamos de mais diversidade de atividades ou coisas parecidas, mas precisamos de crentes maduros e sãos na fé, e isso só é possível através de um discipulado eficiente, que leve os crentes a maturidade e a independência espiritual.

3 – DISCIPULAR: UM MINISTERIO A SER REDESCOBERTO
Se você for um bom observador será capaz de perceber que das ordens deixadas por Jesus na grande comissão a igreja tem sido produtiva no que diz respeito a pregação e ao ensino. O ministério da pregação é exercido com eficiência e o ensino é ministrado semanalmente, e assim a igreja caminha.
Mas é possível perceber que, mesmo exercendo esses ministérios ainda há muita imaturidade no meio da igreja, há falta de firmeza na fé, há frieza espiritual, e isso tudo é reflexo de uma falha no discipulado. Paulo compara a igreja a um edifício (1Co 3:9), e esse para chegar a ser um edifício precisa ser construído a cada dia. Compara também a um corpo (1Co 12:12), e um corpo sadio cresce e se desenvolve, e isso passa por uma alimentação sadia e diária.
O processo de construção de um edifício passa pela mão de um construtor, e o cuidado do corpo para que esse cresça pelo cuidado de um adulto responsável. Hoje precisamos redescobrir na igreja os edificadores de edifício, aqueles que vão cuidar das crianças e alimentá-las para que cresçam e se desenvolvam. O cristão não pode se contentar em ver as pessoas frequentando os cultos na igreja, é preciso estar atento à necessidade de crescimento e amadurecimento que a redescoberta do discipulado pode proporcionar.
Jesus motivou os discípulos a orar por trabalhadores para a seara, pedindo a Deus que os enviasse. Hoje precisamos pedir a Deus que envie construtores para a sua igreja. Temos pregadores, professores, cantores, instrumentistas, evangelistas, mas temos carência de construtores. Roguemos ao Senhor por esse ministério!
Domingo – 1Co 3:1-9 2ª feira – Hebreus 5:11-14 3ª feira - 1Co 1:10-17 4ª feira – Ef 4:7-16 5ª feira - 1Pe 2:1-10 6ªfeira - 2Pe 1:3-11 sabado – Cl 2:16-23

Nenhum comentário:

Postar um comentário